Home > Windows Phone > Nokia Developer Day – Windows Phone 7 e Nokia

Nokia Developer Day – Windows Phone 7 e Nokia

Na última sexta-feira dia 23 de Março ocorreu na Estação São Paulo – São Paulo capital o Nokia Developer Day. Evento este que além da divulgação dos modelos de smartphones Nokia Lumia 710 e Lumia 800 lançados no última dia 22 no Brasil, tratou também de reunir os principais interessados no ecossistema criado pela Nokia utilizando o Windows Phone 7 da Microsoft. E eu tive a honra de representar juntamente com o colega Vinícius Vasconcelos o time da @ttecnologia no evento.

Fora o teste drive com os novos aparelhos da Nokia, os presentes no evento puderam testar também alguns aplicativos desenvolvidos por empresas parceiras da Nokia. Alguns deles já publicados no Marketplace do Brasil(Thumba Foto Editor, Friends birthday) outros ainda em processo de aprovação, puderam ser testados nos aparelhos disponíveis no evento(app do jogo Increditable Circus, app do Mercado Livre, etc …). O que também chamou a atenção foi o interesse de muitos desenvolvedores em criar jogos que possam rodar no game XBOX 360 e sua tecnologia Kinect. Os mais interessados puderam inclusive jogar no local.

Após a abertura do evento pelo presidente da Nokia no Brasil, as palestras de destaques foram as que exploraram o funcionamento do Marketplace e o processo de publicação de aplicativos. Outro destaque como já era de se esperar foram as palestras que ilustraram o uso das ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos utilizando a plataforma Windows Phone 7.

Abaixo um resumo das principais palestras.

Distribuindo e monetizando aplicativos no Windows Phone

Através de uma dinâmica bem interessante a palestrante Izabel Zanforlin (Business Development Manager da Nokia) levou aos presentes no evento a visão estratégica envolvendo a Nokia e Marketplace de aplicações para o Windows Phone 7. Uma das dicas interessantes comercialmente, foi a de como fazer com que seu aplicativo possa atingir um número maior de usuários através da lista de apps hilights.

Como boa desenvolvedora, Izabel explicou detalhadamente o processo de publicação de um aplicativo Windows Phone 7 no Marketplace. Ela inciou por explicar sobre a necessidade da criação de uma conta no App Hub(canal para desenvolvedores), passando pelos U$ 99,00 anuais pagos pela licença de publicação de aplicativos. Izabel alertou ainda sobre os beneficios trazidos pela ferramenta de validação de aplicativos Windows Phone 7 Market Place Test Kit, que tem por finalidade validar os critérios a serem homologados durante a submissão do aplicativo para o Marketplace. Para finalizar a palestrante compartilhou dicas e até formas de contato para uma melhor experiência com seus futuros parceiros de negócio.

Ferramentas de desenvolvimento, Silverlight e conceitos de apps e games para Windows Phone 7

Em pouco mais de 45 minutos, os palestrantes Fernando Figuera(Caverna) e Diego Blanco criaram uma pequena aplicação, ilustrando o uso integrado das ferramentas Microsoft Visual Studio for Windows Phone 7 e Microsoft Blend. A agilidade no desenvolvimento de um aplicativo utilizando Silverlight foi o destaque mostrado na primeira parte desta apresentação. Para finalizar a dupla realizou uma fantástica dinâmica para a criação de um jogo. A interação e descontração com a platéia foi o show a parte desta ótima palestra que resultou na elaboração de um jogo, sem se quer ter aberto o Visual Studio ou qualquer outra ferramenta de desenvolvimento.

Caverna, como é conhecido o Evangelista Fernando Figueira, fez questão de ressaltar a importância da criação de um ambiente que estimule a criatividade para o bom desenvolvimento de um game.

Desenvolvendo jogos para Windows Phone com XNA

Thiago Bessa do Instituto Nokia de Tecnologia, criou em poucos minutos o que para muitos parece mais um abismo, um game. Em menos de 30 minutos ele criou um pequeno aplicativo Windows Phone que permite ao usuário jogar basquete. A criação do aplicativo foi para ilustrar a utilização da tecnologia XNA, uma alternativa ao Silverlight no desenvolvimento de interfaces ricas  para games.

Thiago mostrou também os bastidores da criação do game Increditable Circus, onde segundo ele em menos de dois meses a aplicação que é recorde de downloads na OVI Store, foi migrada para a plataforma Windows Phone e está prestes a ser publicada.

Casos reais de desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone

Finalizando o evento, algumas empresas parceiras da Nokia apresentaram alguns cases de aplicativos desenvolvidos para a plataforma Windows Phone que já estão sendo comercializados no Marketplace, ou que ainda estão sendo avaliadas para liberação.

Entre os pontos comuns ressaltados pelas empresas em relação a curva de aprendizado no desenvolvimento dos aplicativos, está o estudo das práticas de design para o Windows Phone 7 conhecido como Metro e o amadurecimento das equipes através do Windows Phone 7 Market Place Test Kit.

Grande evento!!

Categories: Windows Phone Tags: , ,
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: