Home > Lean, startup > Participação no evento Biz Model Day em Porto Alegre

Participação no evento Biz Model Day em Porto Alegre

Na última quarta-feira 21/03, tivemos em Porto Alegre o evento Biz Model Day que ocorreu no prédio 99A na PUCRS. Este evento foi organizado pela empresa Aceleradora que entre muitos de seus serviços, auxilia startups a gerarem seus modelos de negócio ou então à inovar, repensando seus modelo de negócio existentes. O palestrante foi o hilário @yurigitahy.

O evento teve a duração de quase 3 horas, onde realizo abaixo um resumo dos principais tópicos abordados:

Business Model Generation: Apresentações e divulgações de parceiros realizadas, o palestrante @yurigitahy inicou por divulgar sua precoce tragetória no mundo do empreendedorismo, iniciado aos 14 anos de idade e de grandes idéias nem sempre rentáveis. Yuri também explicou como decidiu deixar de vender treinamentos de internet distribuidos em disquetes (negócio inovador e muito rentável para 2004/2005 segundo ele) para depois abrir a Aceleradora, empresa na qual fundou em 2008.

Aproveitando do momento “empreendedor”, @yurigitahycompratilhou poderosas dicas de como criar modelos de negócios, tendo sempre em mente dois fatores: ESCALABILIDADE e REPETITIVIDADE. Em outras palavras estes dois fatores devem ser premissas ao pensar em um modelo de negócio ou a repensar um existente. Um outro tópico muito explorado foi a importância da MARGEM de lucro. Desta vez a platéia recebeu um tissunami de ilustrações e exemplos de modelos de negócios não escaláveis e tão pouco repetíveis, que acabam em obtenção de margens baixíssimas ou então em inevitáveis prejuízos futuros. Um dos bons exemplos citados de um modelo de negócio não escalável, porém repetível, foi o show da Ivete Sangalo🙂.Imaginem só, 10 shows da Ivete em uma mesma noite?

Entre as perguntas mais frequentes a cada novo modelo de negócio ilustrado, estava a pergunta:

“Tá mas e negócios que não sejam on-line, escalam?” …

Bons exemplos foram desarmados pela larga experiência do palestrante da noite. Já introduzindo o segundo momento da palestra, @yurigitahy passou pelas nove áreas da ferramenta de gerenciamento estratégico Business Model Canvas. Ferramenta esta amplamente difundida pelos autores @AlexOsterwalder em Business Model Generation  e @ericries em Lean Startup entre outros.

Novamente no meio da discussão, surgiram comentários sobre o modelo de negócio do Macdonalds, onde todos conseguiram a enxergar(de forma irônica) que o o modelo adotado mais parece com o de uma imobiliária. O que não faltam são alugueis de estabelecimentos pelo mundo à fora🙂 #franquias

Dando a cara à tapa: Este talvez o mais desafiante, pelo menos para as duas empresas que aceitaram expor seus modelo de negócio montado baseado nas nove áreas do Business Model Canvas. O mais interessante foi que a confecção do canvas foi gerado antes da palestra pelas “empresas” e assim que seus representantes foram explicar seus modelos de negócio, ambos mencionavam em mudanças a serem realizadas com os ensinamentos aprendidos com a palestra até então.

Sobre os modelos de negócios apresentados, o primeiro representando a empresa Check Plaint. Reconhecidamente o modelo precisa ainda aprimorar algumas áreas do canvas, duas em especiais: “Value Propositions” e “Customer Relationship”. Esta empresa já presente no mercado há alguns buscam inovação e estão repensando o modelo de negócio atual.

O segundo case da ferramenta Tweet Paga, mostrou um modelo de negócio já mais amadurecido, certamente por já ter recebido mentoring da própria Aceleradora, conforme comentou @yurigitahy. Resumindo a idéia, um formato de startup convencional onde uma ferramenta/produto impulsiona a criação de uma empresa que de lambuja já possui uma ferramenta com experimentação aprovada.

Networking: O evento foi finalizado com trinta minutos de algo fundamental para empreendedores e investidores … Networking🙂

Agradecimento ao colega, amigo @dwildt que acabou não podendo comparecer ao evento e me cedeu a vaga🙂. Thanks man!

Categories: Lean, startup
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: