Home > Lean > 5s … onde tudo começou!

5s … onde tudo começou!

Pois bem então vamos inaugurar o Continuous Learning falando de tecnologia certo? NOPS! Que tal inaugurar falando de algo básico porém essencial? Disciplina e organização. E ainda que tal uma experiência de estágio para dar liga ao enredo? Então confira.

Muitas pessoas não gostam de estágios, seja devido a baixa remuneração geralmente oferecida ou por acabar trabalhando tanto quanto um funcionário, vulgo “escraviário”. Dando ouvidos a preconceitos como estes é que as das pessoas deixam de aproveitar grandes oportunidades, perdendo com isso grandes aprendizados e experiências.

Pois foi em 2005, exatamente em um estágio por uma grande empresa multinacional do ramo metal mecânico, foi que tive uma das melhores experiências profissionais. E é claro que só me dou por conta conta destes fatos, hoje!

Foram quase dois anos trabalhando no setor de TI desta empresa, que possui como principal característica grandes práticas e valores do Sistem Toyota de Produção/Lean Manufacturing(produção enxuta). Meu primeiro contato diretamente com esta “filosofia” foi através da metodologia 5s {no próximo post falaremos mais técnicamente sobre 5’s}. Foram lições profissionais e pessoais.

Como funcionava? Em um dia especifico da semana ocorria o que chamávamos de sessões para avaliar os setores. Cada vistoria aos setores tinha como objetivo implícito renovar os ânimos e as idéias dos funcionários em relação à organização do ambiente de trabalho. Porém, popularmente era dia de organizar tudo que o “chato da semana do 5s” estava passando. Isso ocorria tanto para o chão de fábrica, quanto nos escritórios administrativos e salas de engenharias. Integração total entre os setores da fábrica.

Fato: Observe que tanto para você que está lendo quanto para mim que estava chegando na empresa, isso tudo parecia mais uma sessão de inspeção. Porém na verdade era uma renovação do comprometimento de todos. Os responsáveis por visitarem os setores eram os próprios funcionários. Cada vistoriador, sempre de um setor distinto da fábrica, acabava buscando compartilhando e adquirindo novas formas de manter seus ambientes limpos e organizados, visando algo que me parecia mais assunto de robótica, auto-gerenciamento!

Eis a questão: E com certeza você pensou: “Dúvido que funcionasse!”. E é óbvio que funcionava como em quase todas as empresas, onde existiam pessoas que não entendiam os reais motivos de fazer “aquilo” semanalmente. Perda de tempo era o que poucos diziam. Mas o interessante é que você nem precisava perguntar a opinião de um colega sobre a adoção da técnica de 5’s, bastava olhar a organização de sua mesa durante todos os outros dias da semana em que as visitas não ocorriam🙂

#FicaADica: Valores e princípios são construídos e se ilude quem pensa que pode inspecioná-los. Na verdade podemos observar, copiar, aprender e aplicar! A disciplina na pior das interpretações, faz com que o consenso de um grupo seja colocado em prática gerando aprendizado inconsciente😉

Categories: Lean Tags: , ,
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: